Bolo de limão

De tempos tão remotos, talvez os bolos percam apenas para os pães em estória, estes originários a mais de 12 mil anos.

Sejam salgados ou doces, sendo sua versão doce mais tradicional e conhecida, os bolos são componentes essenciais em toda boa festa, queira um casamento ou aniversario ali estão, alguns muito ornamentados, outros nem tanto, servidos com os mais diversos recheios ou acompanhados apenas de um bom cafezinho.

Sua mistura pode apresentar os mais diversos ingredientes combinados, farinha de trigo, milho, ou batata, um pouco de açúcar, purê de frutas, aglutinantes, óleo, manteiga, margarina, leite, água, ou mesmo xarope, aromatizantes, levedantes, não importa, não há quem resista a um bom pedaço da iguaria.

A tradição de confecciona-los contudo existe desde o Egito Antigo, sem ter ainda essa denominação, o que teria vindo apenas no Renascimento, onde até então os bolos eram também chamados de pães, sendo uma versão doce do alimento, acompanhado de frutas.
Quiçá devemos aos gregos boa parte do que conhecemos e conceituamos hoje como bolo, já que seriam estes responsáveis por aperfeiçoa-lo.

Bom, comer bolo para mim sempre foi e continua sendo uma ocasião, talvez uma cerimônia, eu diria. Seja antes por considera-los um presente de minha mãe que sempre os fazia nos fins de semana e passávamos o dia todo comendo, querendo e tentando guardar alguma coisa para o domingo, seja por hoje todos os pedaços de bolo que consumo serem eu mesma quem os faz, o que novamente os torna presentes depois de uma empreitada na cozinha.

Meu pai gosta dos meus bolos e minha mãe por ter sido minha referência custa a elogia-los. Meu bolo favorito é o de banana, ou fubá com goiabada, (tudo o que eu gosto ou tem banana ou goiabada, isso soa bem familiar não é?), meu pai, por coincidência ou não também gosta dos dois igualmente, porém sem goiabada.
Sem mais rodeios, vamos à receita de hoje.

Obs.:

*Cuidado com o limão, a parte branca do fruto amarga, utilize de um descascador de frutas cítricas para melhor obter as raspas.

*Utilizo a mistura de linhaça na proporção de 1 para 3, uma colher de sopa de farinha de linhaça para três de água.

Aos ingredientes?

Ingredientes

foto 1 (2)
Lista de ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo

1/2 xícara de suco de limão

1/4 xícara de óleo

200 grs. de açúcar

200 mls de leite vegetal (utilizo nessa receita o leite de arroz)

3 colheres de sopa de farinha de linhaça hidratada

1 colher de sopa de fermento químico

Raspas de limão a gosto

Execução

A mistura de linhaça adicione o açúcar e misture uniformemente até que o açúcar comece a desmanchar. Acrescente o leite, o suco de limão, as raspas, o óleo e por fim a farinha, trabalhe para que incorpore. Junte o fermento e misture. Transfira a massa para uma forma untada e asse em forno médio pré-aquecido por aproximadamente 50 minutos.
Espere esfriar e está pronto!

foto 2 (1)
Bon appétit!

Essa receita serve bem para o fim de tarde, acompanhada de um bom café.

 

 

 

 

Custo: R$ 5,00
Rendimento: 12 pedaços como da foto

Com amor, Fernanda

Instagram I Facebook I Snapchat: lbrunafernanda (sim, é um L rs)

2 comentários

Deixe um comentário